RAINHA AFRICANA

13-02-2018

Ganhou notoriedade durante a guerra por liderar pessoalmente as suas tropas e por ter proibido as suas tropas de a tratarem como "Rainha", preferindo que se dirigissem a ela como "Rei".


Esta é a força de uma das Rainhas que mais marcou o meu País e a história de África. Nzinga Mbande Rei do Reino do Congo, assim gostaria de ser designada; Uma mulher cheia de força e carácter.
Esta breve introdução para vos falar de coroas. Coroas ?
Sim coroas, vemos na maior parte das vezes as Rainhas e Reis exibirem coroas ornamentadas de grandes Joias preciosas, e já me perguntaram como seriam as coroas das Rainhas Africanas ?
Inspirei-me no filme The Black Panther que irá estrear no dia 15 do presente mês para começar a minha pesquisa.


Vemos Nzinga Mbande com a Coroa que os Portugueses em 1618 depois de a terem convertido ao Cristianismo ofereceram, cheia de Joias e ouro forjado, perguntamos : - Seria essa a sua verdadeira coroa? - Seria essa a coroa de uma Rainha que não explorava recursos minerais das suas terras?


Claro que não!
E voltando ao filme The Black Panther podemos tirar o chapéu a coroa da Rainha Mãe de Wakanda, a Rainha Ramonda que exibe um imponente turbante feito de verga, arames e panos.


As coroas das Rainhas Africanas era feita de panos em forma de turbante, peles de animais imponentes que representavam força e subjugação perante os outros animais ( Leão ) e missangas muito utilizadas pelos curandeiros das povoações.
No instagram do The African Legacy deixo-vos o vídeo do Cabelereiro da actriz Lupita Nyong'o que mostrou como se faz a coroa em Turbante.


Só vos posso dizer o turbante é a minha coroa, representa o local onde nasci, trouxe-o para o local onde cresci e comigo levarei para onde for.